Já parou para pensar no quão importante é a atividade da contabilidade para quem vai abrir uma empresa?
Para que uma empresa seja mantida saudavelmente, a contabilidade é uma indispensável aliada.
Além de ser um serviço que tem a capacidade de reduzir impostos, utilizando o Planejamento Tributário correto, a contabilidade é muito importante para qualquer porte e atividade de empresa.
Mais do que alguém que vai cuidar das contas, o contador também é o profissional que ajuda a abrir, manter e encerrar as empresas.
É através da contabilidade que ocorre a análise, controle e organização de seu Patrimônio, seja a entidade com ou sem fins lucrativos, bem como as pessoas físicas.
E abrir uma empresa é complexo, no âmbito geral, mas com o auxílio potencializador da contabilidade, a abertura de empresa se torna algo prático e tem maiores chances de garantir sobrevivência.
As ideias são o primeiro ponto de partida, mas não bastam. É preciso que todos os detalhes da empresa estejam documentados para o melhor aproveitamento dos recursos que serão disponibilizados.
Nesse artigo vamos listar alguns pontos cruciais da contabilidade, que irão te fazer entender o quanto ela é importante para uma empresa:
Desenvolvendo o seu Patrimônio
O Patrimônio é um dos pilares que irá definir o sucesso da empresa, além do fato de que a entidade só é criada após o investimento de cada sócio, que por sua vez é descrito no Contrato Social.
Ele é definido por ser o conjunto de bens, direitos e obrigações que pertencem à pessoa física ou jurídica, mesmo que opere com ou sem finalidade lucrativa; E onde:
• Bens: São elementos tangíveis e intangíveis, que de alguma forma compõem a entidade e servem de solução para satisfazer necessidades e desejos dos clientes, como o estoque de produtos, terrenos, softwares e patentes.
• Direitos: Representa tudo aquilo que a empresa tem para recebimento por conta de sua operação, como os clientes, as duplicatas a receber e as aplicações financeiras.
• Obrigações: São questões referentes às dívidas e impasses que a empresa possui, como fornecedores, duplicatas a pagar, salários e empréstimos.
Em suma, no ativo da empresa consta a parte positiva do balanço, que são os Bens e os Direitos.
Já no passivo consta o lado negativo do balanço, que são as Obrigações e a divisão do patrimônio líquido – PL – entre o quadro de sócios.
O Patrimônio é divido entre o ativo e o passivo, sendo que para os dois lados existem os Circulantes e Não-Circulantes.
Ativos e passivos circulantes se referem a fatores realizáveis e de retorno à curto prazo, ao contrário dos ativos e passivos Não-Circulantes referem-se à fatores à longo prazo.
Estabelecendo um Plano de Contas
Quando a empresa é criada, devem-se levar em conta todos os aspectos possíveis que irão influenciar, em algum momento, no negócio, seja do passado, presente e futuro.
O Plano de Contas é onde são inseridas todas as informações contábeis pertinentes ao negócio, a fim de arquiteta-lo financeiramente da melhor forma e mais completa possível.
Assim você terá uma base de dados maior para as tomadas de decisões e terá maior praticidade e tranquilidade para operar positivamente.
Mas é indispensável que sejam colhidas informações apropriadas às atividades pretendidas, para que as previsões e análises sejam bem mais precisas e úteis.
Definindo a tributação da empresa
Os impostos são recolhidos de cada segmento de acordo com as atividades exercidas.
E nada melhor do que ter um contador para realizar um minucioso trabalho para ajudar na escolha de qual regime tributário a empresa irá se enquadrar anualmente.
A Declaração do Imposto de Renda também é outro serviço contábil que, quando bem feito, pode ser bastante vantajoso para a empresa, assim como para a pessoa física que fica por trás do negócio.
Diante da complexidade e da constante manutenção da legislação tributária e fiscal, ter um contador atualizado com as Leis é fundamental para não finalizar o exercício endividado e até falir.
Registrando os fatos e atos contábeis
Num contexto ampliado, os Registros Contábeis podem ser definidos com o conjunto de dados para nortear a administração financeira do negócio.
De forma geral, os atos contábeis não são registrados por não causarem alteração no patrimônio da empresa, a não ser que sejam registrados como Contas de Compensação, que é um tipo de controle à parte do sistema patrimonial.
O ato contábil pode ser um contrato assinado sem relevância monetária ou o registro de novos funcionários…
Já os fatos contábeis serão registrados exatamente por provocarem alteração no patrimônio da organização, como a compra de materiais e de insumos operacionais rotineiros.
Logo….
A entidade poder desfrutar de uma contabilidade bem feita, ética e transparente é algo que impulsiona ainda mais o valor que o cliente irá depositar nela.
Com a Contabilidade bem estruturada, o desenvolvimento geral da empresa é mais certo, pois os dados serão capazes de identificar as melhores práticas e alternativas financeiras para o negócio.
Será possível criar projeções mais assertivas com o uso de um bom serviço contábil.
E, antes de tudo, o contador é quem realiza os processos para abertura de empresa e é através do mesmo que haverá fundamentos para agir gerencialmente.
Fonte: www.contabilidade.com.br