A contagem regressiva já começou faz tempo, mas agora, falta pouco para a Copa do Mundo. Pelo país, o que se vê são ruas sendo pintadas, bandeirinhas sendo confeccionadas e as lojas especializadas em esportes abarrotadas de camisas canarinho. O clima de Copa do Mundo contagia o Brasil mesmo quando a bola rola lá no velho continente, tão longe dos olhos que ainda sentem o gostinho da Copa do Mundo nos nossos domínios.
Se há quatro anos até o nosso atual camisa 9 estava pintando as ruas do Jardim Peri, em São Paulo, quem duvida que os brasileiros são apaixonados por futebol e encarnam o espírito da Copa? Desta vez, Gabriel Jesus estará vestindo a amarelinha e deixou os pincéis de lado para calçar as chuteiras que, os brasileiros esperam, possam marcar muitos gols. Mas, e por aqui, deste lado do oceano, como fica a organização para conseguir assistir aos jogos que caem justamente no horário de trabalho?
É neste momento no qual os brasileiros se unem em uma só torcida que muitas empresas aproveitam para criar ações capazes de estreitar o relacionamento entre os funcionários, quebrando a rotina, estimulando a criatividade e, de quebra, enviando aquela energia positiva para os jogadores.
A seleção de Tite estreia no Mundial diante da Suíça e para este jogo que mata a saudade da Copa não há muitas preocupações, já que por aqui todo mundo está bastante acostumado com o futebol de domingo. A bola começa a rolar para a seleção brasileira no domingo (17/06), às 15 horas. Mas, se para quem trabalha no horário comercial, não existe a preocupação de perder o jogo de estreia, a segunda rodada já é motivo de inquietação, pois a partida contra a Costa Rica cairá na sexta-feira, 22 de junho, às 9 horas. O mesmo ocorre com o último jogo da fase de grupos, contra a Sérvia, que também cai no meio do expediente: quarta-feira, 27 de junho, às 15 horas.
Se a cabeça dos brasileiros que estão no ambiente de trabalho nestes horários está povoada de perguntas do tipo: Será que vão liberar? Será que vai ter uma TV? Como eu vou assistir aos jogos?, a dos donos de negócios precisa estar na mesma sintonia e se questionando: Como podemos liberar os funcionários na hora do jogo? Será que uma televisão no setor é mais atraente? Como podemos organizar a empresa para torcer pelo Brasil?.
Pensar na satisfação do funcionário durante um evento mundial que mexe com uma das principais paixões do brasileiro não demonstra apenas interesse nos colaboradores, mas também é capaz de despertar engajamento, integração, criatividade, satisfação e, claro, acabar unindo a equipe.
Além disso, a Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para estreitar os laços com fornecedores e clientes, afinal, como já falamos, brasileiro é apaixonado por futebol e, nesta época, todo mundo veste a camisa verde e amarela. Portanto, é possível aproveitar a temática para também criar ações que os envolvam.
Por isso, reunimos aqui algumas dicas de ações que podem ser aplicadas tanto dentro da empresa como externamente com os fornecedores e clientes. Confira!
Reúna o pessoal e torça junto!
O cotidiano das empresas nem sempre permite uma integração mais intensa entre gestores e colaboradores. A correria do dia a dia acaba atropelando os relacionamentos entre a equipe e a Copa do Mundo 2018 é uma boa oportunidade para uni-la. Embora cada empresa precise avaliar as condições para liberar os funcionários nos horários de jogos, uma boa saída é preparar um local para que todos possam assistir às partidas juntos.
Os horários dos jogos durante a semana, como vimos, varia entre 9h e 15h, então, é possível preparar um ambiente, não perder o jogo e, de quebra, reunir a equipe. Mas o evento merece um lugar especial, não é mesmo? Prepare um ambiente com telão e um bom sistema de áudio para que ninguém precise se deslocar para ouvir direito os gols de Gabriel Jesus e companhia.
Além disso, a decoração é fundamental para engajar a equipe. Quem sabe um mutirão para encher balões e pendurar bandeirinhas seja uma boa ideia nesse tempo pré-Copa. Leve o clima do estádio para o trabalho! E, para fechar, invista em aperitivos. As tradicionais comidinhas de boteco caem bem: amendoim, salgadinho, cachorro-quente e pipoca podem satisfazer os colaboradores.
Desenvolva atividades que coloquem a equipe no clima da Copa do Mundo 2018
Algumas ações podem começar a ser ensaiadas antes mesmo de a bola rolar. Engajar a equipe aproveitando a temática da Copa do Mundo 2018 pode refletir em bons resultados para a empresa, afinal, a criatividade fica mais aguçada. Campeonatos de futebol de botão, vídeo game e experiências de chute a gol podem ser armas poderosas capazes de fazer os funcionários vivenciarem mais ativamente o clima da competição.
E se estamos falando de competição, o famoso bolão reúne os colaboradores em uma disputa que pode até gerar prêmios personalizados pela empresa, como viagens, camisas de time de futebol e o que mais a imaginação permitir.
Outra ação que pode fazer os funcionários se sentirem integrados entre si e com seus gestores é aproveitar a paixão dos torcedores também pelo álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2018. Que tal criar um álbum personalizado, onde cada setor é uma seleção e cada colaborador um jogador? Quer mais clima de Copa do que esse?
Você pode criar a Copa do Mundo 2018 da sua empresa. Coloque, literalmente, os colaboradores em campo. Essa ação é bastante comum em algumas empresas: um campeonato próprio. A principal característica é proporcionar uma experiência viva de um jogador de futebol que disputará a Copa. Assim como no álbum, cada setor pode representar uma seleção e cada colaborador um jogador. Os jogos podem ser em campos ou quadras de society, com uniformes personalizados, medalhas, vídeos e fotos da partida.
Aproveite a Copa do Mundo 2018 para aproximar fornecedores e clientes
A cada quatro anos o Brasil se transforma e o clima da Copa do Mundo atinge até mesmo quem não gosta de futebol. É impossível ficar alheio quando pelas ruas o verde e amarelo tomam conta, os gritos de gols e foguetes ecoam pelas cidades e nas vitrines de lojas e fachadas de empresa a torcida está explícita.
Já mostramos por aqui como você pode usar a Copa do Mundo 2018 a seu favor no ambiente de trabalho, engajando os colaboradores e incentivando a criatividade. Mas e os fornecedores e clientes? Como aproximá-los aproveitando a temática? Algumas ações simples podem aproximá-los.
Você pode convidar os clientes e os fornecedores para assistir aos jogos na empresa junto com você e seus colaboradores, por exemplo. Ou até convocá-los para a Copa do Mundo do seu negócio, fazendo com que eles vivenciem a experiência do campeonato e, de quebra, conheçam e interajam com as pessoas que fazem parte do processo de produção do produto ou serviço que ele consome.
Além disso, você pode optar por elaborar kits com brindes relacionados ao tema. É só deixar a sua criatividade trabalhar, pode ter mochila, copo, chaveiro, álbum e figurinhas da Copa. Aproveite o clima de festa, futebol e Copa do Mundo para se aproximar de colaboradores, clientes e fornecedores!